A influência das emoções na nossa saúde

Com tantas mudanças ao nosso redor, por vezes é desafiador acompanhar tudo no mesmo ritmo. A entrega massiva de conteúdos nas redes sociais, os cenários mundiais se alterando o tempo todo, a divergência de opiniões acerca de pequenas coisas, as descobertas da Ciência…como lidar com tudo isso de forma equilibrada, e mais, como cuidar para que essa carga não influencie negativamente em nossa Saúde? A Ciência tem trazido cada vez mais evidências de como as emoções refletem diretamente em nossa saúde.

De acordo com o que postulam diversos autores, existem emoções negativas e emoções positivas. Quando nos referimos a emoções negativas, podemos interpretar como emoções que desencadeiam em “experiência emocional desagradável”, como ansiedade, raiva e tristeza, e em relação às emoções positivas, estamos falando sobre aquelas que repercutem em “experiência emocional agradável”, como alegria, felicidade e amor. Assim como as emoções negativas podem comprometer a saúde, como por exemplo em momentos de muita tensão, em que há maior chance de desenvolver doenças relacionadas ao sistema imunológico, ou ainda a raiva desencadeando em doenças cardiovasculares, as emoções positivas, o bom humor, as boas risadas e a felicidade reforçam a saúde e a qualidade de vida.

A terapia do riso não é em vão: o ato de rir contribui com a circulação sanguínea, melhorando a pressão arterial e prevenindo ataques cardíacos. Sem contar que a prática libera endorfina e serotonina, que trazem bem-estar e previnem doenças psicossomáticas, como o estresse e a depressão.  Para lidar com os percalços da vida, o importante é manter-se entusiasmado, evitar estímulos que despertem raiva, relaxar a mente, estar cercado de pessoas positivas e tudo mais que você identificar que te deixa bem.

Um estilo de vida em que haja equilíbrio na alimentação, sono de qualidade, hidratação adequada harmonizados com boas doses positividade é de fato o caminho para uma vida saudável. Manter o humor lá em cima vai ajudar a lidar com as adversidades do dia a dia e contribuir para uma vida longeva e feliz.