População de São José dos Campos recebe oxímetros para controle da covid
Fornecimento dos equipamentos em forma de comodato é viabilizado a partir de parceria firmada entre a Prefeitura e a Rede Farma Conde. Cerca de 2 mil oxímetros serão colocados à disposição da população.
Com o objetivo de contribuir para o combate da pandemia do coronavírus, a Farma Conde atendeu uma convocação pública da Prefeitura de São José dos Campos e vai fornecer 2 mil oxímetros em comodato para a população que contrair o vírus no município.
O uso do oxímetro como medida auxiliar no controle da doença foi recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) no final de janeiro deste ano. Segundo a OMS, é recomendável que os infectados contem com o apoio do equipamento em casa, como forma de monitorar o nível de oxigenação no sangue.
De acordo com o contrato firmado entre a Farma Conde e a Prefeitura, todos os pacientes que testarem positivo em uma das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) da cidade poderão fazer um cadastro e retirar um oxímetro em comodato em uma das lojas da rede na cidade, após encaminhamento médico. É importante ressaltar que todo o custeio será patrocinado pela Farma Conde, sem custos para o poder público.
Como funciona
Para facilitar o acesso às lojas, no momento do cadastro será fornecida a lista de endereços das lojas, a fim de que a retirada do equipamento possa ser feita no local mais próximo da moradia, por um familiar ou representante. Ao todo, 11 lojas da Farma Conde contarão com cerca de 2 mil oxímetros à disposição da população.
No momento da retirada, os funcionários das farmácias vão fornecer orientação sobre o uso do equipamento e entregar um folheto explicativo com os parâmetros de medição. A recomendação é a que a retirada seja feita por um familiar, a fim de se evitar a possibilidade de novos contágios.
Como em alguns casos isso não será possível, os funcionários das lojas adotarão todas as medidas de prevenção ao contágio, de acordo com os protocolos de saúde. Além disso, todos os colaboradores que participarão da ação receberam treinamento sobre os procedimentos a serem adotados.
Ao retirar o oxímetro, um breve contrato de comodato deverá ser assinado, o que garantirá a posse do equipamento por cerca de 14 dias, período considerado adequado para o acompanhamento do quadro da doença. Após a entrega na mesma loja de retirada, os equipamentos serão devidamente higienizados para que possam ser entregues novamente à população.
“Como empresa da área de saúde, entendemos que a Farma Conde tem como uma de suas missões a promoção de ações sociais junto à comunidade, principalmente nesse período de pandemia. No ano passado, o Grupo já havia promovido outra importante ação, com a pulverização preventiva em mais de 120 cidades do Estado de São Paulo, com investimentos de mais de R$ 5 milhões. Desta vez, quando soubemos do interesse da Prefeitura de São José, não tivemos dúvidas de que mais uma vez era hora de colaborar”, enfatiza Mário Muniz, presidente do Grupo Farma Conde.
Presidente da Farma Conde Mario Muniz e Prefeito Felicio Ramuth.