Dia Nacional da Saúde: um momento para cuidar do seu bem-estar

Os conceitos de cuidado com a saúde vêm mudando. Cada vez mais a temática de Saúde Integrativa ganha espaço e nos traz uma nova perspectiva no quesito qualidade de vida.

Deixamos de nos preocupar apenas com a “reação”, e voltamos nossos olhos para a prevenção. E não apenas relacionada às questões físicas, mas prevenção global, levando em consideração o bem-estar físico, emocional e espiritual. Algumas linhas de abordagem inclusive incluem os aspectos social, mental, familiar, ambiental e comportamental.

Na Saúde Integrativa, também conhecida como Saúde Integral ou Saúde Holística, ou ainda, Medicina Integrativa ou Medicina Holística, o foco é o indivíduo como um todo, portanto cada “fragmento” que o compõe constitui “partes atuantes em conjunto “, ou seja, busca-se entender o indivíduo e toda a influência do que ele “carrega”. Como tudo relacionado a este é interpretado e como repercutirá em sua vida, e ainda, quais atitudes serão tomadas pautadas nos preceitos da saúde.

Na prática, a Medicina contemporânea (tradicional) e a Medicina Alternativa podem ser associadas, com intuito de cobrir qualquer ponto importante que possa não estar sendo considerado no tratamento.

Dessa forma, o cuidado é multidirecional e envolve equipe multidisciplinar. São médicos, fisioterapeutas, terapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, dentre outros. Todos em prol de um propósito maior- a promoção do equilíbrio e bem-estar integral.

Por vezes questionados os princípios, é importante salientar que, a Medicina Integrativa não aplica tratamentos sem comprovação científica, assim como não incentiva adotar determinada prática isoladamente. Ou seja, as ações são orquestradas para que atuem conjuntamente na melhora no estilo de vida. E as recomendações são as mais democráticas possíveis, como exercícios, alimentação, sono, exames preventivos e gerenciamento do estresse.

Em suma, o futuro da Medicina já começou, e prega:

-Mais exercícios físicos;

-Mais sono de qualidade;

-Mais comida de verdade;

-Mais hidratação;

-Menos inflamação;

-Menos reação, mais prevenção!

 

Saúde!