Dia Mundial de Combate ao Câncer tem campanha no Brasil
Neste mês de fevereiro, mais precisamente no dia 4, comemora-se o Dia Mundial de Combate do Câncer. Realizada anualmente há duas décadas, a campanha tem como objetivo aumentar a conscientização, bem como influenciar governos e indivíduos no controle da doença.
O Dia Mundial do Combate ao Câncer foi criado pela União Internacional Contra o Câncer e conta com apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, a campanha é apoiada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde.
A cada ano, a campanha ganha um tema a ser trabalhado. Neste ano, o tema é “Eu sou e eu vou”. As peças da campanha deste ano chamam a atenção para o poder que uma ação individual tem de impactar o futuro de uma pessoa acometida pela doença.
É importante salientar que os órgãos oficiais do mundo todo preveem uma tendência de crescimento global na incidência do câncer. As estimativas indicam que cerca de 7.5 milhões de pessoas morram anualmente no mundo por conta da doença. Estima-se também que pelo menos 1,5 milhão de mortes poderiam ser evitadas com medidas preventivas ou diagnóstico precoce.
Para marcar a data do Dia Mundial de Combate ao Câncer, o INCA está lançando uma publicação neste mês de fevereiro. Com o título Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil, o documento traz a projeção do INCA para os casos novos de câncer a partir das informações coletadas pelos 27 Registros de Base Populacional existentes no País, que, por sua, vez, integram os dados dos 321 Registros Hospitalares de Câncer.
De acordo com a publicação, os cânceres mais incidentes no País no período serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
Prevenção
A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.
- O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.
- O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
De acordo com o INCA, são 12 as medidas mais importantes que devem ser observadas em relação à prevenção ao câncer. Seguir tais medidas pode reduzir significativamente a chance de contrair a doença. Afinal, como já diz o velho ditado: prevenir é o melhor remédio.
-
- Não fumar
- Ter alimentação saudável
- Manter peso adequado
- Praticar atividades físicas
- Amamentar
- Fazer exame preventivo de colo do útero
- Tomar vacina contra HPV
- Tomar vacina contra Hepatite B
- Evitar ingestão de álcool
- Evitar carnes processadas
- Evitar exposição ao sol em horários inadequados
- Evitar exposição a agentes cancerígenos no trabalho