Dia da Saúde Ocular: como cuidar da visão em tempos de tela?

 

10 de julho é considerado o Dia da Saúde Ocular, tema importante a ser discutido, já que, atualmente, estamos conectados o tempo todo. Um dos nossos sentidos mais importantes sofre grande impacto com o frequente uso de telas: a visão exige uma estrutura chamada músculo ciliar, que precisa se contrair para que possamos enxergar corretamente e focar a atenção no que é necessário no momento.

 

O resultado dessa contração constante é um esforço exacerbado que pode trazer consequências à visão, como a Astenopia Digital, ou a SVRC, Síndrome Visual Relacionada a Computadores, causando sintomas como fadiga nos olhos, desconforto e a sensação de olhos secos ou mais quentes.

 

Os sintomas ocorrem, principalmente, pela diminuição no piscar, reflexo que é responsável por lubrificar a retina e produzir o filme lacrimal, que acaba diminuindo drasticamente. Para se ter uma ideia, piscamos de 40 a 50 vezes por minuto, e quando estamos em frente às telas, isso reduz para apenas 10 vezes.

 

A diminuição do reflexo do piscar, associado a outras condições ambientais, oculares e sistêmicas, como ventiladores, pouca ingestão de líquidos, ar condicionado, uso de medicamentos e fumo, podem contribuir para o agravamento da SVRC.

 

COMO IDENTIFICAR SE MINHA VISÃO ESTÁ PREJUDICADA?

 

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, principalmente quanto à intensidade, mas incluem olhos doloridos, cansados, irritados ou visão turva, dificuldade para focar em pedestres e placas de trânsito ao final do dia, dor de cabeça e falta de concentração. Além disso, o ressecamento dos olhos também é um sintoma comum, e ele pode ser tão intenso que pode gerar dificuldade de abrir os olhos ao acordar.

 

Identificando um ou mais sintomas, é indicado procurar um oftalmologista, profissional que pode dar diagnóstico e propor o tratamento mais adequado.

 

EXISTE UM TEMPO RECOMENDADO DE USO DIÁRIO DE TELAS? CASO O ULTRAPASSE, QUAIS PRECAUÇÕES TOMAR?

 

O ideal é não ultrapassar quatro horas diárias, mas caso o período seja ultrapassado, recomenda-se olhar para o horizonte a cada 20 minutos, mirando uma janela ou qualquer outro ambiente externo. Isso promove descanso para a vista e relaxamento para a musculatura, funcionando como um “alongamento para os olhos”.

 

O “alongamento” deve ser feito a cada uma hora, e é conveniente aproveitar as pausas para sair do ambiente de trabalho por alguns minutos, respirar e renovar as energias. E caso o sintoma de olhos secos persista, os colírios lubrificantes podem ajudar a aliviar os sintomas – para uso contínuo, é preferível escolher as versões do produto que são sem conservantes.

 

OS FILTROS DE LUZ AZUL FUNCIONAM?

 

A tecnologia foi desenvolvida para algumas lentes e telas para que alguns tipos de raios não alcancem os olhos, já que acredita-se que a luz azul dos dispositivos eletrônicos pode ser tóxica.

 

SAÚDE OCULAR INFANTIL: COMO O CELULAR PREJUDICA A VISÃO DAS CRIANÇAS?

 

O aumento do índice de crianças com miopia está relacionado ao uso exagerado de celulares e tablets. Hoje em dia, é difícil uma criança não passar boa parte do tempo em frente às telas jogando ou assistindo. Dentre todas as telas, a televisão é a menos prejudicial em termos de visão, mas o ideal é estabelecer um tempo limite, e claro, estimular brincadeiras ao ar livre.

 

DICAS PARA CUIDAR MELHOR DA SAÚDE DOS OLHOS

 

  • Respeite o tempo recomendado de quatro horas em frente às telas;
  • Prefira a televisão a celulares e tablets nos momentos de lazer;
  • O brilho da tela deve ser ajustada de forma que fique confortável à visão;
  • Faça as pausas recomendadas quando estiver trabalhando em frente ao computador;
  • Separe alguns momentos da semana para estar em um ambiente externo, mais próximo à natureza, como uma caminhada no parque ou um passeio de bicicleta;
  • Durante o trabalho, a tela deve estar entre 60 e 65 cm de distância da sua visão;
  • O ajuste da cadeira e da mesa deve estar na posição correta para evitar outros possíveis problemas;
  • Duas horas antes de ir dormir, evite o uso de telas e diminua a intensidade das luzes;
  • O recurso “nightshift” disponível em alguns dispositivos eletrônicos impede a emissão da luz azul de forma nativa e pode ser utilizado à noite.

 

Além dos sintomas que afetam diretamente a visão, a luz azul também afeta o sono, fundamental para uma boa saúde: o uso desregulado de telas altera a liberação de melatonina pelo organismo e acaba surtindo efeitos negativos, como a insônia.

 

No Dia da Saúde Ocular, que tal marcar uma consulta com o oftalmologista e verificar se sua visão está em dia? Cuide bem dos seus olhos e conte com a gente para o que precisar! 🧡