Conheça os riscos cardíacos no verão

Quando pensamos em cuidados com a saúde no calor, o tema que logo nos vêm à cabeça é o uso do filtro solar e a proteção da pele. Mas é importante ressaltarmos que o verão pode causar outros transtornos ao organismo, principalmente em relação à pressão arterial.

Com o aumento da temperatura, com picos acima de 30°, é normal que ocorra uma dilatação dos vasos sanguíneos, que por sua vez pode acarretar uma alteração na pressão arterial. O mais comum é que essa vasodilatação provoque uma queda na pressão, principalmente em pessoas que já usam medicamentos para reduzir a pressão.

No entanto, há casos em que o calor pode provocar até mesmo o aumento da pressão arterial. Isso pode ocorrer devido ao, espessamento do sangue, que por sua vez provoca ainda o aumento da frequência cardíaca.

Desta maneira, é possível perceber que os aumentos da temperatura ambiente podem provocar alterações no nosso metabolismo, gerando em muitos casos o aumento de riscos de acidentes vasculares, como infarto e derrames.

Estudos indicam que os riscos são maiores principalmente para os grupos acima de 50 anos. Também estão no grupo de risco pessoas obesas, diabéticas e as portadoras de problemas cardiovasculares, em geral.

Para reduzir os riscos, alguns cuidados são recomendados com a chegada da primavera e do verão. Um dos principais é aproveitar para se submeter a uma consulta com o cardiologista para uma avaliação geral do coração. Para quem já possui algum problema e realiza algum tratamento cardiovascular, a consulta também é recomendada para possíveis ajustes da medicação nessa época.

O segundo cuidado básico é realizar uma hidratação adequada do organismo com uma ingestão abundante de líquidos como água e sucos. Lembrando que bebidas alcoólicas não integram essa categoria, pois podem desidratar o organismo, em vez de hidratar, e com isso aumentar a pressão arterial.

A alimentação é outro fator que pode contribuir para a prevenção de problemas cardiovasculares no verão. Deve-se dar preferência à alimentação mais leve, privilegiando frutas, legumes e verduras, e evitando-se alimentos processados, gordurosos e muito salgados.

Nesses casos, a gordura e o sol contribuem para o aumento da pressão arterial e do colesterol, que por sua vez faz crescer o risco de aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias).

Por fim, nessa época do ano é preciso ficar bastante atento a possíveis sinais que possam indicar um infarto, um AVC, ou algum outro problema de ordem cardiovascular. Os principais sintomas nesses casos são:

– Dor no peito que irradia para o braço e costas

– Aceleração dos batimentos cardíacos

– Dor de cabeça e tontura repentinas

Com esses cuidados básicos, é possível curtir todos os benefícios do verão e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção da saúde sem riscos e sustos desnecessários.