Dia 5 de agosto: Dia Nacional da Saúde

Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.

Com essa definição de saúde, descrita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), percebemos que estar saudável não significa apenas não ser portador de alguma enfermidade. O conceito é amplo e demostra que a prevenção sempre será a base de uma vida plena.

Por sua importância, esse assunto deve ser discutido diariamente por todos nós, mas torna-se ainda mais relevante nesta semana quando se comemora o Dia Nacional da Saúde, em 5 de agosto.

A data foi instituída pelo Governo Brasileiro em novembro de 1967, tendo a dia 5 de agosto sido escolhido por ser a data de nascimento do grande sanitarista Oswaldo Cruz. O objetivo da instituição de um Dia Nacional da Saúde teve, desde então, como objetivo conscientizar a população brasileira sobre a educação sanitária e a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Três pilares

Sempre compromissada com a valorização da saúde e do bem-estar da população, a rede Farma Conde aproveita o Dia Nacional da Saúde para destacar os três pilares que fazem a diferença quando o objetivo é ter uma vida saudável.

Em primeiro lugar destacamos a alimentação. Nesse pilar, a principal recomendação é evitar alimentos super processados. Os alimentos in natura, ou minimamente processados, têm a capacidade de fornecer a energia e os nutrientes que nosso organismo necessita.

Apenas essa dica valiosa já vale para garantir a prevenção de inúmeras doenças. Alimentos ricos em sódio, açúcar, gordura saturada e aditivos químicos são causadores de incontáveis problemas de saúde. O consumo desses alimentos em excesso é responsável por problemas cardíacos, diabetes, câncer, obesidade e até mesmo depressão.

Desta forma, o consumo desses produtos não precisa ser totalmente abolido da nossa dieta, mas deve ser administrado com bastante parcimônia. Além disso, é sempre bom lembrar que devemos beber muita água e, ao mesmo tempo, evitar refrigerantes e outras bebidas artificiais.

Estar em movimento

Outro pilar essencial para a manutenção da saúde é manter-se em movimento. O corpo humano beneficia-se enormemente das atividades físicas. E nem estamos falando de atividades de alto impacto ou longa duração. Caminhar, pedalar, ou mesmo tarefas domésticas já podem promover benefícios.

A atividade física é capaz de atuar na prevenção de inúmeras doenças, inclusive todas as citadas no pilar alimentação, ou seja: cardiopatias, diabetes, câncer, obesidade, entre outras. Além disso, os exercícios também podem melhorar o sistema imunológico, fortalecer ossos, músculos e articulações.

E como se não bastasse tais benefícios, a atividade física pode melhorar o sono, o humor e até mesmo atuar no combate à depressão.

Mente sã

Uma famosa expressão latina já pregava: “Mens sana ir corpore sano”, ou seja, mente sã em    corpo são. Afinal nossas emoções estão fortemente ligadas ao nosso bem-estar físico e vice- versa.

E quando falamos em saúde mental, o melhor remédio continua sendo o convívio social saudável. Sendo um animal social, o ser humano se beneficia enormemente de suas relações sociais e afetivas.

Nesse período de pandemia, tivemos que reduzir nosso convívio social, mas nunca é demais lembrar que as muitas opções de interação que a tecnologia nos proporciona. Portanto, é muito importante investirmos em nossos grupos de relacionamento, seja os grupos de amigos, familiares, turma do trabalho, etc.

Por fim, uma última dica que por si só pode evitar muitos problemas de saúde. Fique longe do cigarro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o uso do tabaco está associado a aproximadamente 50 enfermidades. Portanto, abandone essa ideia e invista não só na saúde, mas acima de tudo na sua felicidade.