Saiba que o é mito e verdade sobre o coronavírus
Nas últimas semanas, o noticiário jornalístico nos municiou de informações acerca da pandemia do Convid-19. No entanto, apesar da grande disponibilidade de dados, também fomos “bombardeados” por fake news e informações duvidosas.
Afinal de contas, por ser uma doença bastante recente, os métodos de prevenção e de tratamento ainda geram muitas controvérsias, inclusive entre os especialistas. Tendo em vista esses fatos, o blog da Farma Conde reuniu aqui as principais dúvidas e consensos em relação ao coronavírus.
O objetivo foi reunir informações de fontes oficiais, que possam servir de guia nesse momento de incertezas. Com esse guia, vamos esclarecer o que é mito ou verdade sobre o Covid-19.
1.O coronavírus foi criado em laboratório
Mito: Pesquisadores dos EUA, do Reino Unido e da Austrália divulgaram estudo recentemente que mostra evidências de que as características do genoma do novo coronavírus sejam resultado da seleção natural.
2.Ainda não há vacina contra o coronavírus
Verdade: Pesquisadores do mundo todo trabalham em versões para uma vacina contra o vírus. No entanto, a previsão é que uma vacina efetiva só esteja disponível em um prazo de um ano, depois de todas as fases de testes.
3.O uso da máscara é suficiente para a prevenção
Mito: O uso da máscara é uma medida coadjuvante à prevenção, mas não a mais importante. A medida mais efetiva, por enquanto, é higienizar as mãos com lavagem constante e uso de álcool gel. O afastamento social também é indicado pelas autoridades de saúde.
4.Os sintomas são semelhantes ao de uma gripe comum
Verdade: Febre, tosse, dificuldade de respirar e cansaço são alguns dos sintomas comuns às duas doenças. Por isso, é preciso ficar alerta, pois o quadro pode evoluir para pneumonia.
5.Os cães e gatos também podem contrair o coronavírus
Mito: Não há nenhuma evidência de que os animais domésticos possam contrair e transmitir o coronavírus. Até o momento não houve nenhum registro nesse sentido.
6.Correspondências ou compras da China podem trazer o vírus
Mito: O vírus não vive mais do que 24 horas fora do organismo humano. Desta forma, não é possível que uma embalagem infectada mantenha o vírus vivo até chegar ao Brasil.