Farma Conde

10 sinais que o corpo dá quando a imunidade está baixa

Ficar atento aos sinais, pode ajudar a detectar como anda a resistência do sistema imune

O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos, células e moléculas do corpo humano que protegem o organismo contra vírus, fungos e bactérias. Existem dois tipos de imunidade: a inata, desde o nascimento, e a adquirida, fruto do enfrentamento de alguma doença ou por meio do uso de vacinas.

Da mesma forma que nosso corpo cria mecanismos de defesa contra os agentes infecciosos, os vírus, fungos e bactérias também criam mecanismos de ataque, e quando o organismo “perde” a batalha, é onde aparecem os sintomas dos mais variados tipos de doenças.

Mas é importante lembrar que, ficar doente uma vez, não significa que o sistema imunológico falhou ou está ruim, apenas que ele não conseguiu conter o vírus em um primeiro momento, mas ele se fortifica e acaba combatendo o problema – por isso não ficamos gripados para sempre, por exemplo.

O QUE LEVA A PESSOA A TER IMUNIDADE BAIXA?

Quadros de baixa imunidade podem acontecer em decorrência de:

O QUE ACONTECE QUANDO A PESSOA ESTÁ COM A IMUNIDADE BAIXA?

É possível ficar atento aos sinais que o corpo emite quando a imunidade está baixa:

 

 

Algumas pessoas precisam de mais tempo para recompor as energias do que outras, mas se você percebe que está com dificuldade para acordar e com moleza ao longo do dia, talvez seja um indicativo de imunidade baixa. Quanto às dores, elas podem ser generalizadas ou localizadas.

 

 

Gripes, resfriados e outras infecções que logo que curam, aparecem novamente em um curto período de tempo, podem ser um sinal de alerta de que seu organismo está mais fraco.

 

 

Geralmente o herpes aparece em momentos de baixa imunidade, como durante resfriados, períodos de longa exposição ao sol, estresse e outros problemas que afetam o bem-estar emocional.

 

 

Outros fatores como infecção por herpes simples, trauma por aparelhos dentais, mordida errada e alergia a alimentos devem ser descartados, mas o aparecimento de aftas pode estar relacionado à baixa imunidade.

 

 

O fungo Candida habita da boca ao ânus de todas as pessoas, porém, com o sistema imunológico enfraquecido, ele pode se proliferar e causar infecções.

 

 

Uma avaliação médica é necessária, mas geralmente está relacionada à falta de nutrição, que, consequentemente, afeta o sistema imune.

 

 

Qualquer infecção pode dar febre, e um dos sintomas febris são os calafrios. É importante lembrar que infecções recorrentes ou graves podem indicar um defeito do sistema imune.

 

 

São sintomas que podem indicar diversas doenças, além da baixa imunidade. Por isso, é importante uma avaliação médica para descartar alterações endocrinológicas, hormonais da tireoide e do sistema reprodutivo.

 

 

Persistente ou crônica, a diarreia persistente pode indicar alguma infecção, e mais uma vez, infecções frequentes sugerem um sistema imune deficiente.

 

 

Micoses de unha ou foliculites podem indicar baixa imunidade, principalmente em pessoas que têm a pele íntegra, mas que repentinamente passam a ter infecções.

COMO FORTALECER A IMUNIDADE?

Ter um sistema imunológico mais forte não indica estar livre de doenças, afinal, para isso, basta ter contato com o agente agressor.

Além dos motivos já citados, doenças crônicas como Aids, lúpus e diabetes podem diminuir o poder de proteção do sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras doenças.

INVISTA NA SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR PARA FORTALECER A IMUNIDADE!

Para manter o sistema imunológico protegido, além de seguir as nossas dicas, você também pode investir nos suplementos alimentares (sempre com supervisão médica) para fortalecer a imunidade. Nós temos diversos produtos que podem te ajudar nessa missão, como o Vitacon Phytus, Vitacon C + D + Zinco, Vitacon C e Vitacon D. Confira em nosso site!