Farma Conde participa de campanha contra violência doméstica
A rede Farma Conde aderiu à campanha Sinal Vermelho e a partir de agora passa a apoiar o combate à violência doméstica. A campanha é uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Conselho Nacional de Justiça e conta com o apoio de diversas entidades da sociedade civil.
Com a adesão à campanha, as mais de 200 lojas da Farma Conde, distribuídas por 80 cidades do Estado de São Paulo, estão aptas a receber denúncias contra a violência doméstica. Para fazer a denúncia, basta a mulher mostrar a palma da mão com o desenho de um X vermelho para o funcionário entender que a vítima está solicitando ajuda.
O objetivo é justamente oferecer um canal silencioso e eficiente para que a mulher possa fazer a denúncia. A partir da sinalização da vítima, os procedimentos são os seguintes:
- Passo 1: A cliente é levada para uma sala ou outro local mais reservado da loja.
- Passo 2: O funcionário deve questionar se a cliente tem tempo para aguardar a chegada da autoridade habilitada a tratar a situação (Conselho Municipal do Direito da Mulher, Delegacia da Mulher ou Polícia Militar – 190)
- Passo 3: Quando a cliente puder aguardar, será encaminhada para uma sala. Enquanto isso, o funcionário deve se dirigir a outro ambiente para fazer contato com alguma das autoridades citadas acima.
Caso a vítima não possa aguardar, será orientada a preencher um formulário com dados básicos para contato. Este será entregue às autoridades competentes.
Passo 4: A apresentação da vítima às autoridades competentes será feita para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Para participar da campanha, a Farma Conde promoveu treinamento e forneceu todas as orientações aos colaboradores de suas lojas.
É importante ressaltar que os funcionários das farmácias não serão conduzidos à delegacia e nem terão necessidade de prestar qualquer tipo de depoimento. O apoio das farmácias é como intermediadora da denúncia entre a vítima e as autoridades policiais.
Sempre investindo na promoção da saúde e do bem-estar, a Farma Conde entende que a participação na campanha é importante como forma de ampliar as possibilidades de denúncias e contribuir para a redução dos casos de violência doméstica.